O Projeto Uerê é uma escola, na Favela da Maré, com uma metodologia de ensino própria, desenhada para crianças e jovens que frequentam colégios públicos da Comunidade, com bloqueio cognitivos e emocionais devido à exposição constante a traumas e violência.
Nosso projeto oferece um Complemento do Ensino Formal, com aulas de português, matemática, história, geografia, ciências e idiomas. Também oferece 3 refeições diárias (café da manhã, almoço e lanche), além de oficinas extracurriculares.
ATIVIDADES EXTRAS
UERÊ PÁGINA VIVA
Oficina de leitura
TI PROJETO UERÊ
Oficina de informática
UERÊ ARTE
Oficina de arte
CAMERATA UERÊ
Orquestra de cordas
UERÊ GOL
Escolinha de futebol
UERÊ PÁGINA VIVA
Sala de Leitura para complementação da sistematização própria de ensino alternativo aplicada pelo Projeto Uerê - a pedagogia Uerê-Mello. Um contingente de 270 crianças e jovens (6 a 16 anos) frequentam a biblioteca num total de 30 minutos dentro do esquema de rodízio. O projeto Página Viva iniciou com o patrocínio do Criança Esperança 2010 – TV Globo/UNESCO.
PEDAGOGIA
UERÊ-MELLO
TI PROJETO UERÊ
Na prática os pequeninos começam a utilizar programas que os ajudam a conhecer as peças do computador, ao uso do mouse e seus acessórios.
Depois seguimos com programas de criação de desenhos com o Paint e jogos educativos. Onde aprendem de forma lúdica as formas geométricas, cores, objetos e ações dando a criança a oportunidade de criar e expressar suas emoções e pensamentos.
A tecnologia alinhada à Pedagogia Uerê-Mello:
As crianças e jovens desenvolvem habilidades com os Programas Paint, Paint3d, Typing Master, Excel, PowerPoint, Word, Filmora, Programador Front End, Programador Back End, Montagem e Manutenção de Informática, além dos jogos educativos Minecraft, Subway Surf, Silabando, Arie, Realidade Virtual entre outros. O conteúdo programático evolui conforme o aprendizado vai da educação infantil aos anos finais do Ensino Médio.
UERÊ ARTE
A arte como agente potencializador do aprendizado e como catalisador da singularidade do aluno. O Programa de Artes do Projeto Uerê tem como objetivo oferecer as crianças e adolescentes um aprendizado lúdico, com atividades inovadoras, apresentando uma nova visão de arte e cultura para os nossos alunos. Nesse contexto, é importante ressaltar que a arte não é praticada com objetivo terapêutico ou de lazer, o seu exercício é importante, tanto no diagnóstico do perfil do aluno quanto na ocupação de seu tipo fora da classe como atividade lúdica. Ela faz parte do ciclo de aprendizado geral.
A Camerata de cordas do Projeto Uerê nasceu em 2015 com a violinista francesa Constance Despretz, que teve a iniciativa de musicalizar crianças através da prática do violino. Hoje, a Camerata conta com 21 integrantes e já se apresentou em diversos centros musicais, no Brasil e no exterior, realizando 20 concertos por ano.
CAMERATA UERÊ
A escolinha de futebol do Projeto Uerê iniciou em 2013, para preparativos de turismo social na Copa do Mundo, por incentivo da Elcotour e patrocínio da Continental. Os professores formam os times com foco no espírito esportivo, trabalho em equipe, formação de grupos e exercícios de coordenação, sempre alinhados à pedagogia Uerê-Mello.
UERÊ GOL