Site-29.png
  • facebook
  • instagram
  • youtube

Converse Conosco 

​Rua Tancredo Neves

Bonsucesso, Rio de Janeiro - RJ

Telefone: (21) 38816219

 

O Projeto

Público Atendido

430 crianças e jovens de 6 a 18 anos, moradores do Complexo de Favelas da Maré, com problemas de cognição e emocionais que levam a dificuldade de aprendizado.
Oficinas Artísticas e Culturais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

PÁGINA VIVA - INCENTIVO A LEITURA

INFORMÁTICA

EDUCAÇÃO PARA SAÚDE

CORAL "A PATATIVA DO UERÊ"

ORQUESTRA DE VIOLINOS

"AS CORDINHAS DO UERÊ"

CAPOEIRA "OS GUERREIROS DO UERÊ"

 

Localizado no Complexo de Favelas da Maré, na comunidade da Baixa do Sapateiro, o Projeto UERÊ atende anualmente até 430 crianças de sua comunidade e de comunidades vizinhas, entre 6 e 18 anos de idade, que se encontram em situação de extrema pobreza e exclusão social.

 

Os UERÊs recebem atenção individual nessa caminhada para enfrentar múltiplos problemas de aprendizado e bloqueios na cognição. O projeto UERÊ tem um nível altíssimo de resiliência colocando todos os dias à prova estratégias específicas de desenvolvimento cognitivo e interação pedagógica.

 

 

 

O Projeto UERÊ é uma escola diferenciada com uma metodologia de ensino própria, a Pedagogia UERÊ-MELLO; uma pedagogia desenhada para  crianças e jovens com bloqueios cognitivos e emocionais, devido à exposição constante a traumas e violência.

 

 

 

O Projeto UERÊ provê a essas crianças o Complemento do Ensino Formal, com aulas de português, matemática, história, geografia, ciências e idiomas, e mais oficinas de música, capoeira, canto, violino e informática. Além disso, oferece 3 refeições diárias (café da manhã, almoço e lanche).

 

HORÁRIO:  8:00 as 16:00, em dois turnos (manhã e tarde).

 

Todos os alunos do UERÊ devem frequentar também colégios público da comunidade e as inscrições são realizadas sempre em Janeiro e Julho.

Outros Projetos

BOLSAS DE ESTUDO

O Projeto UERÊ criou um programa de bolsas de estudo que permite que seus alunos possam frequentar escolas particulares e assim entrar em contato com outras classes sociais, proporcionando a interação de alunos de realidades distintas. A bolsa cobre os nove anos do ensino fundamental e, dependendo do desempenho escolar do aluno a bolsa poderá se estender ao ensino médio e mesmo até a faculdade.

 

As crianças e jovens participantes deste programa frequentam a Escola Nossa Senhora de Bonsucesso, onde as crianças do UERÊ normalmente apresentam os melhores desempenhos de suas respectivas classes.

O programa funciona como um apadrinhamento. Cada patrocinador assume o compromisso de apadrinhar um ou mais alunos, por no mínimo 2 anos e o custo do patrocínio inclui a mensalidade da escola, uniforme, material didático, transporte, lanche e passeios escolares.

 

Além disso, a partir de 2015, o Projeto UERÊ fechou uma parceria com a Universidade UNISUAM, que irá disponibilizar 20 vagas para os melhores alunos do UERÊ.

 

ESCOLAS: Escola Nossa Senhora de Bonsucesso e UNISUAM.

 
PRIMEIRO EMPREGO

Capacitação em Hotelaria – Programa Menor Aprendiz 

Jovens, de 15 a 18 anos, do Projeto Uerê participam de capacitação em hotelaria através de uma parceria com o Senac-Rio. Estes jovens durante o período de dois anos aprendem a parte teórica e são contratados pelo Programa Menor Aprendiz nos Hotéis Othon, também em parceria com o Uerê. Os jovens recebem, além da capacitação, uma bolsa e vale transporte pelas horas práticas realizadas no Hotel.

 

 

Parceria com Youth Career Initiave 

Dando sequência à capacitação de jovens, ao terminarem o ensino médio, eles podem ser direcionados aos diversos hotéis e parceiros no Rio de Janeiro que fazem parte do Youth Career Initiative, um programa internacional de ensino profissionalizante a jovens em condições de exclusão social.