
A Pedagogia
Nossa meta é, através da Pedagogia UERÊ-MELLO, trazer a essas crianças e jovens uma educação de qualidade, que eles jamais teriam frequentando somente escolas municipais e estaduais das comunidades onde residem, de forma que eles possam competir com mais igualdade no futuro mercado de trabalho onde ingressarão e, com isso, ter a chance de uma vida melhor.
Fundamentalmente a Pedagogia UERÊ-MELLO é uma nova maneira de se fazer a “Gestão em sala de aula”. De como ensinar matérias curriculares respeitando tempo de concentração biológica das faixas etárias aquecendo a atividade cerebral em sala de aula para um melhor e maior desempenho do aprendizado, além de melhorar os traumas causados pela violência que levam a dificuldades de aprendizado.
A Pedagogia UERÊ-MELLO, desenvolvida para crianças e jovens em zona de risco, traumatizados pela violência e com sérios problemas de cognição, melhora e resolve a maioria dos problemas e bloqueios de aprendizagem.
A UERÊ-MELLO exercita com as crianças e jovens a melhoria do desempenho, o sentido prático, a lógica, aumenta a velocidade de armazenamento de informação e competência nas múltiplas tarefas e desafios presentes e futuros.
Desde 2009 a Pedagogia UERÊ-MELLO é uma das políticas públicas oficiais implementadas na rede pública de ensino da cidade do Rio de Janeiro. Em 2011 iniciou a capacitação da rede pública municipal de ensino de Recife, com continuidade de sucesso.
Ainda em 2011 a Pedagogia UERÊ-MELLO foi convidada a participar do Programa de Crescimento em Larga Escala da Ashoka-McKinsey, com duração de oito meses.
Desde então já foram capacitados quase 10.000 professores das redes pública e particular de ensino, em 4 municípios brasileiros, beneficiando mais de 95.000 alunos, além de mais de 7.000 crianças e jovens que passaram diretamente pelo Projeto UERÊ em seus 16 anos de existência.


A História da Pedagogia

A Pedagogia UERÊ-MELLO é o resultado de anos de pesquisa de Yvonne Bezerra de Mello, linguista e filologa, mestre em politicas públicas da Universidade de Sorbonne e UFRJ.
Desde os anos 70 iniciou sua pesquisa em cognição de crianças vivendo em países em guerra: Etiópia, Sudão, Quenia, Tanzania e Angola. No fim dos anos 70 em favelas de vários países.
Nos anos 80 começou a escrever a pedagogia trabalhando com grupos de crianças e jovens nas ruas do Rio de Janeiro.
Em 1993 foi fundada a primeira sala de aula de baixo de um viaduto no centro do Rio de Janeiro, já em 1998 foi fundado o Projeto UERÊ como escola e foi o começo da implementação da pedagogia em sala de aula. Em 2010 foi lançado o primeiro livro da pedagogia.
Livro da Pedagogia Uerê-Mello
